O Brasão é Constituido por.

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:

Brasão


Um brasão (também brasão de armas ou cota de armas), na tradição européia, é um desenho especificamente criado - usando peças, esmaltes e metais - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, cidades, regiões e nações.Não se sabe com rigor quando é que esta prática teve início. O campo de estudo dos brasões denomina-se heráldica. Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram as suas origens em actos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de os homenagear e às suas famílias. Com o passar do tempo, como era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social da mesma, assim sendo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes.A partir do séc. XIX, com a ascensão ao Poder da Burguesia e o declínio da Aristocracia, o Brasão foi perdendo a sua importância. Atualmente os brasões são muito freqüentes e fáceis de encontrar. Cada autarquia - freguesia, município ou distrito - tem o seu, assim como a sua bandeira, onde figura o brasão, motivo de orgulho para muitos dos habitantes de cada freguesia. Várias colectividades e Clubes Esportivos também adotaram como símbolo um brasão que os identifique.

Escudo (heráldica)
Um escudo é a parte principal da figura que forma um brasão em heráldica. Muitas vezes o escudo é o próprio brasão completo, ou as partes adicionais são totalmente dispensáveis, por não possuir significado segundo as regras da heráldica.O escudo é uma figura bastante complexa, sendo estudado de acordo com diferentes particularidades, em especial:· Formas· Esmaltes· Partes· Partições· Peças ou Honrarias· Figuras


Heráldica
Um brasão é constituído por quatro partes:EscudoElmoCoroas e CoronéisAdornos: timbre, virol, paquife, suporte, divisa (ou lema), manto e bandeira.


Coroa
Designa-se por Coroa, a peça que se encontra por cima do elmo, num brasão, ou cota de armas. Cada uma destas peças indica o grau de nobreza, a realeza, as armas militares, e os murais ou domicílios.Num brasão de realeza, designa-se por coroa a peça que se encontra representada. Nos restantes graus de nobreza, desde o duque ao barão, a coroa passa a chamar-se de coronel.


Elmo
Cuidado: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes no corpo do texto ou em notas de rodapé.Elmo é uma proteção, utilizada no ambiente bélico, destinada a defender a cabeça do soldado. Faz parte do equipamento de guerra antiga e medieval, e se apresenta das mais variadas formas, mas sua função básica é sempre a proteção craniana.Eram, geralmente, feitos em couro, ferro e malha, e protegiam os guerreiros em combate.Muitas histórias são baseadas nos elmos de grandes heróis. Talvez o elmo mais famoso da história seja o elmo de Odin, Aegishjalmar. O hino nacional da Itália menciona o "elmo di Scipio" (elmo de Cipião Africano)[1]Elmo também pode ser utilizado como nome próprio, e significa pessoa de caráter, inteligente, altruísta, protetora e bem quista pelos demais, e que têm futuro promissor em áreas como Direito, Contabilidade, Música, Teatro e Medicina, com ênfase especial na Terapia Intensiva.


OS ADORNOS SÃO:
O timbre é uma peça das armas do brasão que fica colocada sobre o virol do elmo. Na sua origem, o timbre era mais um elemento que servia para distinguir um cavaleiro no meio de muitos outros.Em termos heráldicos, o timbre pode assumir várias figuras, como uma flor, um animal, uma cruz ou outro qualquer objecto. Por regra, o timbre deve ter a mesma altura do escudo.
O virol é um termo que, em heráldica, designa uma peça de tecido, colocada sobre o elmo e coroa. É feita de duas cordas entrelaçadas, com o mesmo esmalte do paquife, e do escudo, representando o metal e a cor principal. Serviría para manter o paquife no seu lugar.Paquifes são figuras de mantos, capas, ou apenas correias, folhagens e plumagens, desenhadas acima e ao derredor do elmo, e sua origem vem dos mantos que eram usados para proteger o elmo do calor e do frio, e dos golpes de espada. Eram, habitulamente, feitos de linho.O suporte, ou tenente, designa, em heráldica, figuras que sustentam, ou guardam, o escudo de um brasão de armas. Os suportes são figuras de animais; os tenentes são todas as outras figuras.A Devisa ou lema é uma idéia expressa por uma frase que serve de guia ou de motivação para uma pessoa, grupo, seita, país ou nação. Os lemas, quando adaptados por países ou organizações da sociedade condensam valores comuns que justificam uma ação comum.A palavra "lema" vem do grego λήμμα, que significa algo recebido, ganho, como um presente.
A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo de um estado soberano, ou país, município, intendência, província, organização, sociedade, clã, coroa, reino, ou seja todo ente constituído seja uma nação e seu povo, até mesmo uma família tradicional, desde que reconhecidos pelos entes enteragidos por Lei ou tradição.

1 comentários:

Gastão de Brito e Silva disse...

Caro amigo.... antes de mais, um vigoroso parabéns pelo seu trabalho!!!

Queira saber que segundo alguns historiadores, o primeiro brasão foi utilizado por Godofredo de Plantageneta, creio que em 1143.

Aproveito para lhe desejar a continuação de um excelente trabalho... e muita LUZ.