CHAVES - PORTUGAL - CASTELO E TORRE DE MENAGEM

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:





No século IX o Castelo de Chaves foi mandado construir pelo Conde Odoário.
No século XIII foi feita uma reconstrução do castelo e da cerca da Vila, no reinado de D. Afonso III
Foi mandado reconstruir no século XIV pelo Rei D. Dinis.
No interior existiam edificações no rés do chão e dois andares destinados à guarnição. A torre de Menagem, é de secção quadrada..
No exterior do castelo, havia um fosso e a barbacã. Somente existem hoje as muralhas do castelo, que localizado no ponto mais alto da cidadela medieval, dominava toda a cidade e a donde se pode apreciar a veiga, o rio Tâmega, a serra de São Lourenço e do Brunheiro, o Castelo de Monforte de rio livre situado em Águas Frias.
A história deste castelo faz parte da história de Chaves. Em 1383, a vila e o castelo foram doados pelo rei D. João I ao condestável D. Nuno Álvares Pereira. Este incluiu esta doação no dote da sua filha D. Beatriz quando ela se casou com o Conde de Barcelos, D. Afonso, filho bastardo daquele rei e que foi o 1º Duque de Bragança. Por isso, o castelo de Chaves é denominado por alguns escritores como “O Castelo do Duque de Bragança”.
Desde 1978, que no seu interior está instalado, um Museu Militar. Nos seus quatro pisos estão expostas armas uniformes, plantas militares, bandeiras e outros troféus, recolhidos desde a Idade Média até à actualidade. Vale a pena visitar a Torre de Menagem pela vista panorâmica que se pode ver de toda a cidade de Chaves, sua Veiga e arredores, quando chegados ao cimo da Torre.Câmara Municipal construiu um jardim, onde estão expostas algumas peças do Museu da Região Flaviense. O jardim está limitado por muralhas construídas aquando da fortificação da vila, por alturas das Guerras da Restauração, de onde se observa um bonito panorama sobre o vale de Chaves e a Serra do Brunheiro.

0 comentários: