Cambres - Lamego - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:





A QUINTA DOS VARAIS, está situada na margem esquerda do rio Douro, na freguesia de Cambres, concelho de Lamego. Foi até ao ano de 1773 um prazo do Convento de Salzedas ao qual pagava anualmente um fôro em vinho da região.Este facto prova a antiguidade da cultura da vinha nesta propriedade, situada no coração da antiga Zona dos Vinhos de Feitoria – conforme demarcação de 1761.
Desde a década de 80 que a QUINTA DOS VARAIS tem “sofrido” várias transformações, quer na área da viticultura (mecanização das parcelas de vinha e selecção de castas), como na da vinificação (adaptação dos lagares de pedra, mais funcionalidade, etc.) e quer também na área do Turismo de Habitação. Esta actividade tornou-se um complemento á actividade agrícola e foi iniciada na casa solarenga do séc. XVIII, mais recentemente adaptou-se uma pequena casa típica da região, em xisto e piscina privativa.Actualmente a proprietária da QUINTA DOS VARAIS é Dona Lúcia de Castro Girão descendente de uma já longa e contínua geração de proprietários de várias quintas na região do Douro. Desde a plantação do bacelo até ao arrolhamento das garrafas de vinho é um longo e apaixonante processo executado na QUINTA DOS VARAIS sob a responsabilidade do filho da proprietária o vitivinicultor J. Girão de Azeredo. Existe também a Casa dos Pinguéis, que se localiza dentro da propriedade agrícola, a uma distancia de cerca de 150 metros da Casa dos Varais, e que dispõe igualmente de três quartos com casa de banho, sala comum e cozinha. Pode-se desfrutar de uma soberba vista sobre o Douro através de uma ampla varanda. Junto á casa tem uma piscina exclusiva desta unidade.Para uma família ou um grupo de amigos, esta casa tem as condições ideais para proporcionar uma estadia calma e com privacidade, mas se quiserem poderão partir para a descoberta dos vários tesouros que este Douro Património da UNESCO pode oferecer, bem como deixar-se envolver por entre castelos e mosteiros na zona de Lamego.
Foi na década de 80 que se deu inicio á comercialização do vinho de mêsa, sendo o branco o primeiro a ser lançado no mercado. Proveniente das castas Malvasias Fina, Viosinho e Códega. Vinificado pelo processo de bica-aberta com controlo de temperatura na fermentação.Já na década de 90 é iniciada a comercialização do tinto, proveniente das castas Tourigas Nacional e Franca e Tinta Roriz, vinificado em lagares de pedra com pisa manual. Após a fermentação maloláctica, estagia em barricas de Carvalho. Actualmente a proprietária da QUINTA DOS VARAIS é Dona Lúcia de Castro Girão descendente de uma já longa e contínua geração de proprietários de várias quintas na região do Douro. Desde a plantação do bacelo até ao arrolhamento das garrafas de vinho é um longo e apaixonante processo executado na QUINTA DOS VARAIS sob a responsabilidade do filho da proprietária o vitivinicultor J. Girão de Azeredo.

0 comentários: