S. João da Pesqueira - Casa do Cabo

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:


Brasão da Casa do Cabo

CASA DO CABO

O edifício onde está instalado o tribunal da Comarca é um magnífico palacete brasonado de nobre fachada e harmoniosas linhas. É conhecido por Casa do Cabo (porque ficava no cabo da Vila), e pertenceu à família fidalga de Sande e Castro. A fachada é simplesmente teatral pelas esculturas e delicadeza dos volumes e proporções, cuja monumentalidade contrasta com a simplicidade da arquitectura doméstica. É nítida a influência Nasoni nas janelas de concheados (e volutas). Entremos para admirar (no átrio) dois altos- relevos incrustados nas paredes, da autoria do escultor pesqueirense Eduardo Tavares (falecido em Setembro de 1991), diplomado pela Escola de Belas Artes do Porto.

S. João da Pesqueira - Museu Eduardo Tavares

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:

Brasão do Museu Eduardo Tavares

Instalado num edifício com 200 anos, o Museu Eduardo Tavares foi inaugurado em Março de 2003. Acolhe parte do espólio do escultor Eduardo Tavares, figura ilustre da terra, contemplando duas vertentes: escultura e arqueologia.

Penso - Sernancelhe - Viseu

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:



Brasão do Solar dos Noronhas - Séc. XVII.



Penso
Casa Brasonada em Penso


Situada no centro-oeste do concelho, ocupa um aprazível recanto, numa das obras orográficas que da serra da Lapa descem para o rio Távora.
Penso é uma povoação muito antiga. Ponto de passagem dos romanos, deve ter sido, depois da incursão de Almansor na região, pertença de D. Chamoa e sucessivamente da Coroa. Fez parte dos bens de Mem Martins e de Egas Moniz, passando, mais tarde, para as casas nobres dos Pimenteis, Gouveias e Noronhas, que aqui construíram elegantes solares.
Por aqui passou, com certeza, o rei D. Dinis, no seu caminho de Trancoso para Lamego, por volta de 1310, tendo sido hóspede de um lavrador rico em A. de Barros. Por aqui passaram, mais tarde, os invasores franceses. As tropas miguelistas, sob o comando do general Póvoas, aqui pernoitaram.
Esteve ligada ao concelho de Caria, até à sua extinção, em 24 de Outubro de 1855.
A freguesia fica a meia hora da serra da Borralheira, com o seu casario organizado em torno de uma estrada que passa numa ponte românica (do pontigo) a caminho de Freixinho. Mesmo por detrás de uma ponte de bica dupla há uma casa com uma bonita janela manuelina. Mais acima está outra ponte de aduelas graníticas e uma casa fidalga (dos Pimentéis), onde a Capela do Santíssimo Sacramento ostenta o brasão dos Gouveias. Tudo rodeado por um belo jardim.

S. João de Tarouca - Tarouca - Viseu

Author: Fernando Peneiras /

Brasão da Igreja de S. João de Tarouca.

Sabrosa - Vila Real

Author: Fernando Peneiras /


Sabrosa - Vila Real

Author: Fernando Peneiras /

Brasão com relógio da torre Igreja da Matriz de Sabrosa.

Lalim - Lamego

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:


Brasão de casa no largo de Lalim.

Vila de Lalim - Lamego

Author: Fernando Peneiras /


Brasão da Casa da Cadeia

Foi sucessivamente, Solar dos Menezes donatários da Vila após o Infante D. Henrique, Paços do Concelho e Cadeia no piso térreo.
A sua construção deve datar dos fins do século XV, tendo sido posteriormente acrescentadas, no lado sul, varandas de ferro forjado do século XVII. Apresenta, esculpido num dos cunhais, o brasão da família donatária.