Vila de Paredes da Beira - S. João da Pesqueira - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:





Casa da Torre das Pedras - Quinta do Azevedo e Capela dos Santos Mártires.

A casa da torre das pedras - mais conhecida por Quinta do Azevedo e Capela dos Santos Mártires. Esta Quinta está situada na povoação de Paredes da Beira, na rua da corredoura, para a qual tem o portão de acesso principal, onde está uma lápide de mármore à sua direita com uma inscrição, encimada por um baixo relevo de três chaves.A fachada principal, virada a sudeste, tem dois pisos, sobressaindo, no primeiro, três portas rectangulares e escada de lanço único, com corrimão de ferro. No segundo piso, destaca-se uma porta e uma janela de sacada, intercaladas por três janelas de guilhotina com molduras rectangulares. Na fachada nordeste, com dois pisos, ressalta, no primeiro, portas rectangulares, enquanto, no segundo se destacam sete janelas rectangulares.No que diz respeito à Capela, detém a fachada principal voltada a nordeste, com cunhais encimados por pináculos e dois registos separados por friso. Assim, no primeiro registo, evidencia-se o portal da moldura rectangular com vólutas, os frisos verticais serpentiformes e a cartela com concha e máscara. No segundo piso, vislumbra-se a pedra de armas entre ramagens, bem como duas janelas de guilhotina em arco de asa-de-cesto com florão.Quanto, à Capela-mor, é revestida por um retábulo tripartido, esculpido em granito com rendilhados e imagens. No Altar-Mor, chama a atenção o trono de talha dourada, ladeado por duas portas pintadas com as imagens de São Paulo e São Félix, cujo os corpos estão em túmulos envidraçados sobre altares laterais.

Vila de Leomil - Moimenta da Beira - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:



Solar dos Viscondes de Balsemão do século XVIII - (particular)


Mais um palacete, este, arruinado, com um portal setecentista armoriado. Este portal,assente em duas pilastras adossadas ao muro, um poderoso lintel sustenta o peso e tem uma inscrição em latim onde se lê: " Esta família tem mais brilho do que a própria luz do sol". A parte que sucede ao entabelamento é constituída por dois pináculos em cada uma das extremidades, rematadas por duas esferas, e ao centro por uma composição abrasonada, encimada por uma ave.

Murada a toda a volta, esta casa abre-se ao exterior de duas maneiras: primeiro, por um lance de oito escadas a que se segue um pátio que dá acesso ao edifício por duas portas de madeiras; depois, por dois portais nas extremidades, um com as armas dos Coutinhos e com uma inscrição em latim, o outro, um portal mais exuberante, armoriado e também com uma inscrição em latim. Este é também um palacete rural, ecológico, que tenta uma comunicação com a natureza. Repare-se que toda a casa se abre ao exterior de uma forma espectacular, procurando assim, comungar com a natureza. Tem nas traseiras um enorme quintal que dá acesso a vários terrenos que pertenciam à casa.

Moimenta da Beira - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:




Aquilino Gomes Ribeiro (Tabosa do Carregal, 13 de Setembro de 1885Lisboa, 27 de Maio de 1963) foi um escritor português.
É considerado por alguns como um dos
romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX. Inicia a sua obra em 1907 com o folhetim "A Filha do Jardineiro" e depois 1913 com os contos de Jardim das Tormentas e com o romance A Via Sinuosa, 1918, e mantém a qualidade literária na maioria dos seus textos, publicados com regularidade e êxito junto do público e da crítica.

Moimenta da Beira - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:




Convento Beneditino da Nª Srª da Purificação - Séc.XVI
Convento de Nossa Senhora da PurificaçãoConvento feminino de clausura, construído no século XVI, sofrendo várias remodelações nos séculos seguintes.Situa-se no Largo do Terreiro das Freiras e Rua Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira.Classificado como Imóvel de Interesse Publico, pelo Despacho de Julho 1985.

Fonte da Pipa - Moimenta da Beira - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:



Moimenta da Beira

Moimenta da Beira é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e subregião do Douro, com cerca de 2 400 habitantes.
É sede de um município com 219,75 km² de área e 11 074 habitantes (2001), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Tabuaço, a sueste por Sernancelhe, a sul por Sátão, a oeste por Vila Nova de Paiva e Tarouca e a noroeste por Armamar.
A localização geográfica do concelho de Moimenta da Beira, entre o vale do Douro, de clima tipicamente mediterrânico e as terras altas da Beira Alta, de clima de montanha, propicia a existência de comunidades vegetais e animais variadas.

As freguesias de Moimenta da Beira são as seguintes:

Vila de Sendim - Tabuaço - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:






Solar dos Gouveia Couraças
O solar fronteira que foi dos Gouveias Couraças é uma sumptuosa residência cuja face Nascente aberta sobre a estrada oferece elegante fachada dividida em dois corpos, abrindo-se no andar nobre quatro largas janelas de sacada.
A face Sul mostra um harmonioso pátio interior entre duas curtas alas que se unem através de um pórtico ameado e sobrepujado por avantajada pedra de armas.
Ao lado da face poente levanta-se a ampla capela de S. Miguel, de boa cantaria com sineira um pouco recuada (séc. XVII).