Almendra - V. N. Foz Côa - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:





Casa do Conde de Almendra


Pertença do primeiro e único Conde de Almendra, José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda, que conquistou o titulo em 1906, a Casa do Conde de Almendra tem base setecentista. A casa sofreu algumas intervenções, a mais significativa em 1842. O que se realça mais no edifício são as grades das janelas do piso inferior e a pedra de armas que denota um profuso trabalho de cantaria. Após a morte do referido Conde, a casa passou para a posse de D. Maria José Beatriz Vergueira de Miranda Meneses Cordeiro Sousa Leite e actualmente encontra-se na posse dos seus herdeiros.

Almendra - V. N. Foz Côa - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:




Capela de Nossa Senhora da Misericórdia ou Nosso Senhor dos Passos

Localizada no Largo da Amoreira, possui uma nave única e um altar-mor raro. De características neo-góticas, o altar foi doado pelo Visconde do Banho, substituindo um antigo altar renascentista, período do qual se pensa ser os traços arquitectónicos e decorativos originais da Capela (tem inscrito em cima do portal a data de "1571"). Esses traços não são tão visíveis actualmente pois ela foi submetida a trabalhos de restauro que não levaram em linha de conta o seu antigo aspecto. No seu interior é possível observar também um coro alto em madeira, um púlpito renascentista e uma pia de água benta em pedra.

Almendra - V. N. Foz Côa - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:





Igreja Matriz de Almendra

De enormes dimensões, a Igreja Matriz de Almendra tem quase 500 anos, segundo a inscrição que se pode observar em cima do portal (1565). A Igreja apresenta uma torre sineira, um portal ladeado por dois contrafortes, um óculo de pequenas dimensões ao cimo do referido portal e uma torre com contrafortes adossados aos cantos na sua parede posterior. O portal axial denota algumas influências renascentistas sendo a sua entrada, em arquivoltas, ladeada por três pilastras sobrepostas, encimadas por pináculos. O portal norte denota influências do mesmo período, no entanto é mais simples. No seu interior, a Igreja encontra-se dividida em três arcos. A Capela-mor, com uma abóbada de combado, detém um altar-mor «rocaille» com um bonito trabalho de talha. No seu interior, tem ainda mais dois altares: do lado da Epístola em invocação de Nossa Senhora da Agonia e do lado do Evangelho em invocação do Coração de Jesus.

Muxagata - Vila Nova de Foz Côa - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:




- Solar dos DONAS BOTOS ou CASA DO CRUZEIRO, do finais do século XVIII ou princípios do século XIX. O conjunto da porta que antacede o brasão apresenta claras características barrocas. A fachada é dominada por varanda corrida, de planta curvilínea.

Casa da Família DONAS BOTO - Sebadelhe - V. N. Foz Côa - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:






- Casa Brasonada da Família DONAS BOTO - do século XVIII. A casa, em si, não tem qualidade formal significativa. Há a salientar dois tectos de salas pintados e a fachada de cantaria da capela de Santo António, anexa, que apresenta características claramente Barrocas e um bonito «relógio de Sol»!

Igreja Matriz de Sebadelhe - V. N. Foz Côa - Portugal

Author: Fernando Peneiras / Etiquetas:




- A IGREJA MATRIZ - do final do século XVIII e terminada (a obra) em 1801. É de nave única; fachada barroca ritmada por pilastras e à qual está adossado o campanário e um chafariz; fenestração e portas laterais em arco com moldura decorada; cobertura interior em abóbada de berço do madeira; o altar-mór é de talha oitocentista.